Perda de Dados por Incêndio ou Inundação? Recupere agora!

Incidentes como incêndio e inundação podem afetar o seu dispositivo de armazenamento, mas os seus dados ainda podem ser recuperados!

Recuperação de Dados perdidos por Incêndio ou Inundação.

A recuperação de dados de HD, RAID, Storage ou qualquer outro dispositivo de armazenamento após um incêndio, inundação ou desastre natural é classificado como um caso especial devido a sua alta complexidade.
Em sua grande maioria é possível a recuperação de dados em ambos os casos. Mas a forma como o cliente procede com o dispositivo após o incidente, pode influenciar se será possível a recuperação de dados ou não.

Nós da Digital Recovery podemos te auxiliar na recuperação de dados. Possuímos tecnologia e especialistas capazes para recuperar os dados. 

Em caso de incêndio ou inundação não abra o seu dispositivo independente do estado dele, entre em contato conosco urgentemente. 

Em muitos casos a recuperação era possível, mas pelo manuseamento incorreto por parte do cliente a recuperação foi comprometida. Para ficar mais claro, você precisa saber o que acontece com o dispositivo nessa situação.

O que Acontece com os Dados em Caso de Incêndio.

Os dados ficam registrados em equipamentos que não foram desenvolvidos para serem resistentes ao fogo. Os dados ficam armazenados em discos que normalmente estão localizados dentro de computadores, notebooks, servidores e Storages. 

Antes do fogo atingir diretamente o dispositivo de armazenamento, os materiais que o envolvem, de certa maneira, atuarão como uma proteção. Porém, dependendo do tempo de exposição, temperatura e intensidade do fogo, os dados serão afetados.

O que Acontece com o Dados em Caso de Inundação.

Em caso de inundação, talvez o dispositivo seja perdido, mas na maioria dos casos os dados podem ser recuperados. Mas você precisa saber como lidar com isso. 

Todo disco rígido é hermeticamente fechado. Isso significa que qualquer impureza contida no ar não entrará no interior do disco rígido, pois isso poderia danificá-lo quase que instantaneamente. Porém, os mesmos não são fabricados para serem resistentes à entrada de água.

Todo disco rígido possui filtros de ar para fazer a calibragem da pressão interna com a pressão externa. Isso faz com que um disco rígido possa funcionar normalmente nas mais diversas variações de altitude. 

Este filtro é muito eficiente para fazer a entrada e saída mínima de ar para a calibragem da pressão, porém não é completamente eficiente em casos do disco ser submerso.

Uma vez submerso haverá pressão para entrada da água. Dentro de poucos minutos isso fará com que os materiais (cola, borracha, etiquetas, encaixes perfeitos, filtros HEPA) utilizados para impedir a entrada de ar, percam as suas propriedades originais e a água entre no interior do disco rígido.

Além de armazenamento em disco rígidos, também existem armazenamento em memórias flash, que funciona com impulsos elétricos que com o contato da água entrariam em curto.

Como Proceder em Caso de Incêndio.

Se você tem dados importantes que precisam ser recuperados, segue abaixo algumas recomendações que poderão ser decisivas no sucesso da recuperação dos dados em caso de incêndio.

  • Retire a mídia do computador, notebook, servidor ou storage cuidadosamente. Se estiver complicada a retirada dos discos, envie todo o equipamento que sofreu o dano.
  • Não deixe que nenhuma pessoa sem especialização nesta área abra o seu dispositivo de armazenamento, pois sem experiência adequada poderá piorar o problema.
  • Tente levantar cuidadosamente qual era o fabricante, marca e modelo dos discos que foram atingidos.
  • Faça uma lista de todos os dados que precisam ser recuperados.
  • Entre o mais rápido possível conosco. Iremos te instruir como prosseguir com o envio da mídia, da forma mais segura possível.

A Digital Recovery atua em casos de incêndios e problemas de perda de dados provocados por altas temperaturas

Como Proceder em Caso de Incêndio.

Alguns procedimentos são muito importantes ao lidar com mídias que foram submersas e ainda precisam de serviços de recuperação de dados. Veja alguns tópicos:

  • Evite realizar procedimentos para secar o disco rígido.
  • Nos envie a mídia o quanto antes. Embora a água tenha entrado no HD, ela não irá sair sem que o mesmo seja aberto e submetido à procedimentos corretos para manipulação e limpeza dos componentes internos.
  • Evite ligar o disco rígido, mesmo que o disco esteja completamente seco por fora, os seus componentes internos continuam molhados. A água contém sais minerais e impurezas que ao entrarem em contato com os componentes internos do disco, irão danificá-los. Os pratos do HD possuem uma camada resistente a água e sais minerais, porém esta camada não é resistente a atritos. Ao ligar o HD, sem antes realizar um minucioso trabalho para a remoção dos sais minerais e impurezas contidas na água, além do disco não funcionar, serão gerados atritos entre as cabeças de leitura e os pratos do HD. As partículas de sais minerais e impurezas presentes na água poderão produzir estragos suficientes para arranhar os pratos e impedir a recuperação dos dados.
  • Em caso de dispositivos que usam memória flash (SSD, cartão de memória, pen drive) não tente conectá-los, nem abri-los. Apenas o seque exteriormente e nos envie.

Como preparar uma embalagem para enviar a mídia que foi submersa.

Ao preparar a embalagem para envio de um disco rígido que sofreu qualquer tipo de inundação, envolva o disco em um pano ou esponja levemente umedecida para retardar o processo de secagem. 

Embora a maior parte dos materiais utilizados em um disco rígido internamente seja o alumínio ou derivados de plástico, o estado físico dos pratos (local onde estão armazenadas as informações) poderá sofrer pequenas variações ocasionadas pelos sais minerais e impurezas contidas na água.

Se estes secarem sobre os pratos, poderão provocar danos, dificultando ou impedindo a leitura dos dados.

Por que escolher a Digital Recovery para recuperar os seus dados em caso de incêndio ou inundação?

Somos uma das poucas empresas no Brasil capazes de recuperar mídias que sofreram danos por fogo ou água. Possuímos a tecnologia necessária, e os especialistas capacitados para proceder com a recuperação de dados.

Somos desenvolvedores de tecnologias que nos capacitam a atuar com precisão e agilidade nos processos de avaliação e recuperação dos dados de nossos clientes. A geração dessas tecnologias faz com que a Digital Recovery seja única em várias frentes de serviços. 

Somos uma empresa 100% brasileira com filial em Hamburgo, na Alemanha. Outras parcerias para troca de informações e compartilhamento de tecnologias são realizadas entre empresas que estão em países como Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.

Mesmo que os seus equipamentos estejam em algum local onde ainda não temos laboratório, temos tecnologia para avaliar e recuperar os seus dados remotamente. Se este é o seu caso, por favor, nos consulte. 

Caso você necessite também podemos fornecer um de um acordo de confidencialidade (NDA – Non-Disclosure Agreement) em um idioma de sua preferência. Fale com um de nossos especialistas.

Inovando Desde 1998

Para cada caso que entra em nossa empresa mantemos firme a filosofia de sempre acreditar que será possível.

mapa-numeros

18 mil

RECUPERAÇÃO HD / SDD

7 mil

RECUPERAÇÃO RAID

3 mil

RECUPERAÇÃO TAPE

250

RECUPERAÇÃO RANSOMWARE

Nossos Diferenciais

Diagnóstico Gratuito

Diagnóstico avançado gratuito, com resultado em até 24 horas úteis. Data Center sujeito a alterações.

Confidencialidade dos Dados

Utilizamos o contrato de confidencialidade dos dados (NDA) como a forma mais profissional de garantir descrição, seriedade e lealdade.

Acompanhamento Online

Você receberá feedbacks em tempo real durante todo o processo de execução dos serviços contratados.

Recuperação Remota

Para quem necessita de agilidade e praticidade, pois não é necessário enviar a mídia, pagar frete e segurança.

Prancheta 6

Listagem e Double-Check

Liberamos um ambiente 100% seguro para que sejam listados os dados recuperados e efetivamente realizem uma checagem com o seu departamento de TI.

Prancheta 2

Equipe Multidisciplinar

Técnicos especializados em recuperação de dados, que estão preparados para lidar com todos os tipos de ambientes e hardwares.

Nossos Clientes

clientes

Depoimentos

Classificação do Google

5/5

Nota 4.9/5

Já Recebeu um Diagnóstico Negativo?

Se o seu projeto teve um diagnóstico negativo ou o mesmo está com um tempo de execução que não atende as suas expectativas, nós aceitamos o desafio de analisar o seu caso.

Nossos Parceiros

Fabricantes de Dispositivos de Armazenamento

Fabricantes de Appliances

seagate
wd
toshiba
dell-raid-recovery
ibm-recuperacao-de-dados
hp-recuperacao-de-dados
samsung
hitachi
fujitsu
cisco-recuperacao-de-dados
iomega-recuperacao-de-dados
supermicro-recuperacao-de-dados
intel-1
sandisk
kingston
storagetek-recuperacao-de-dados
netapp-recuperacao-de-dados
oracle-vm-recuperacao-de-dados

FAQ | Dúvidas sobre Recuperar HD

SSD é um dispositivo de armazenamento de dados que utiliza memória flash para o armazenamento.

O SSD se destaca por sua velocidade incomparável maior que o HD, tanto no registro como na leitura dos dados. O HD por ter partes mecânicas sofre com mais perda de dados por quedas e batidas.

Os dois têm suas qualidades e defeitos, o SSD se destaca na velocidade de processamento e o HD em seu tamanho do espaço de armazenamento. Hoje o HD é bem mais barato que o SSD.  E a vida útil do SSD é bem superior a do HD.

O SDD usa o armazenamento em memória flash, que utiliza a mecânica quântica para o armazenamento. Todos os dados são já registrados com impulsos elétricos, o que acelera a escrita e a leitura das informações.