Introdução

O crescimento absurdo de movimentação de dados nos últimos tempos nunca foi tão grande e dinâmico. Estamos diante do maior montante de dados já armazenados. Isso parece até algo óbvio, até mesmo por causa da evolução dos dados, melhora na qualidade dos vídeos, fotos etc.

Após essa revolução, ficou claro para as empresas de tecnologias que era necessário desenvolver novos métodos de armazenagem. Dessa forma surgiram o movimento “Cloud” com disponibilidades infinitas de armazenamentos e com entrega rápida e dinâmica independente do local que você esteja e do tipo de aplicação que você utiliza. Essa disponibilidade pode ser notada pela quantidade de vídeos no Youtube atualmente.

Porque estou te contando toda essa história introdutória? Você já parou pra pensar como é o “parque de máquinas” para gerenciar isso? Talvez você imagina que os computadores que gerenciam tudo isso são supercomputadores quânticos desenvolvidos pela NASA e estão disponíveis no mercado de uma forma fácil!!!!

Essa realidade até pode existir, mas não cremos que é tão simples assim. O custo disso, elevaria muito os preços para revenda de espaços e disponibilidade ao usuário final. Não seria competitivo.

O que as empresas de tecnologia pensaram para amenizar o gargalo existente no mercado devido a indisponibilidade física (quando falo física, falo de espaço) para suportar um mega estrutura de máquinas rodando 24/7 consumindo um absurdo de energia elétrica e mão de obra especializada para lidar com os desafios diários que são muitos para manter a estrutura de “Data Center” funcionando perfeitamente e entregando o desejado?

Foi aí que “nasceu” o conceito das tão famosas (hoje em dia) MÁQUINAS VIRTUAIS.

O que são máquinas virtuais? Conceitos básicos.

Sendo bastante didático e sem muitos rodeios, obviamente existe uma profundidade sobre esse assunto complexo, porém entender o “basic”, elevará o seu pensamento acerca dessa tecnologia.

Máquina Virtual é um “computador rodando dentro de outro computador”…

Imagine que você na sua casa precisa de 3 computadores rodando em todo tempo, mas não tem espaço para eles? Não seria legar ter os 3 computadores rodando em um único computador? Esse é o conceito, talvez grosseiro, do que se trata essa tecnologia.

Baseado nisso, como já dito anteriormente por causa do crescimento massivo de dados, o gerenciamento disso, em sua grande maioria são feitas por máquinas virtuais configuradas a gosto do usuário final. Virtualmente ele define a quantidade de memória, a disponibilidade de espaço, o tipo de sistema operacional, o processamento.

Algumas empresas (hipervisors) que desenvolvem e fornecem suporte avançado sobre essa tecnologia:

  • Microsoft (Hyper-V)
  • Vmware (ESX)
  • Citrix (Xen Server)
  • Oracle VM
  • Redhat
  • Nutanix
  • Suse

Recuperação de dados em máquinas virtuais.

A Digital Recovery se especializou em recuperação de dados em máquinas virtuais, inclusive em ambientes críticos e já condenados pelo suporte das fabricantes. Nosso corpo técnico é capaz de rapidamente analisar e determinar o grau de dificuldade de recuperação do ambiente. Através do diagnóstico emergencial, nossa equipe estará disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para oferecer um suporte rápido, dinâmico e transparente.

 

Saiba mais em: https://www.digitalrecovery.com.br/recuperar-raid/recuperar-dados-maquinas-virtuais/