Recuperar Dados HD – Recomendações Gerais

Recomendacao

Se você tem dados importantes que precisam ser recuperados, segue abaixo algumas recomendações que poderão ser decisivas no sucesso de recuperação de dados:

  • Calma. Evite tentar recuperar os dados em momentos de pânico. Tenha em mente que a maioria dos procedimentos realizados que impediram a recuperação dos dados por profissionais especializados, foram procedimentos realizados nos momentos de pânico que se seguiram a perda dos dados. Se este é o seu caso, antes de tentar executar procedimentos que não sabe quais serão os resultados, nós recomendamos que um especialista no assunto seja consultado.
  • Não utilize programas para testar ou tentar recuperar os dados se você não tem experiência em situações como esta.
  • Chame o seu suporte técnico para realizar uma avaliação e certificar que o problema é realmente perda de dados.
  • Se houve alguma exclusão de dados, não continue utilizando ou instale qualquer programa em seu HD, pois isso poderá sobrepor as áreas onde os arquivos apagados estavam armazenados impossibilitando sua recuperação.
  • Retire a mídia (disco rígido) do computador cuidadosamente. Se necessário acione um suporte técnico. Em um momento de pânico é sempre bom evitar fazer coisas que nunca tenha feito anteriormente.
  • Não deixe que nenhuma pessoa sem especialização na área de recuperação de dados abra o seu disco rígido ou utilize programas para testar ou tentar recuperar os dados.
  • Evite ligar e desligar o computador repetidas vezes para tentar fazer com que o disco rígido funcione, pois isso poderá danificá-lo ainda mais e impossibilitar a recuperação.
  • Se você perceber barulhos estranhos em seu disco rígido em hipótese nenhuma ligue-o novamente.
  • Antes de enviar a sua mídia para uma empresa especializada, verifique os seus backups e confirme quais os dados realmente serão necessários recuperar. Faça uma lista das informações mais importantes em ordem de prioridade e envie junto com a mídia. Em alguns casos é possível fazer a extração de dados por apenas alguns minutos antes que o HD fique completamente sem qualquer possibilidade de recuperação. Se o cliente informar a prioridade dos dados a serem recuperados, todo estes minutos serão gastos tentando recuperar as informações que são realmente importantes para o cliente.
  • Envie a sua mídia para uma empresa especializada em recuperação de dados de sua confiança.

Trabalhando exclusivamente com recuperação de dados desde 1998, conseguimos determinar uma equação muito clara das tentativas de recuperação de dados por usuários, técnicos ou empresas não especializadas:

  • Em alguns poucos casos o problema é resolvido.
  • Quando o problema é lógico (O HD está bom tendo os arquivos apagados ou corrompidos) e não ocorre nenhum tipo de gravação de dados no disco o problema não sofre alteração.
  • Quando o problema é físico, a grande maioria dos casos são piorados, tornando-os mais difíceis, mais caros e na maioria das vezes impossíveis de serem solucionados.

Em alguns casos quando a mídia chega ao nosso laboratório, não há mais nada para fazer, a recuperação é impossível. Ter boas intenções é algo muito bom, porém não impedem que fatalidades irreverssíveis aconteçam.

Veja também: