Recuperar Arquivos Deletados / Apagados / Exluídos

img-1

Deletar arquivos por engano é o mais comum de todos os erros quando se fala em problemas com arquivos. “E Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. Em inúmeras vezes cometemos o mais ledo engano de acreditar que estamos limpando a sujeira e organizando a casa, mas na verdade estamos jogando fora arquivos importantes que demoraram muito tempo para serem produzidos. Pior do que excluir um arquivo importante, é sentir a falta dele somente muito tempo depois do ocorrido. Felizmente, para os casos de exclusão de arquivos foi criado o que nós chamamos de Lixeira Virtual. Em outra palavras, quando eu jogo um objeto qualquer no lixo e em seguido quero ele de volta, basta ir no lixo, retirar o objeto e guarda-lo novamente. Com arquivos eletrônicos é basicamente a mesma coisa. Se eu deleto um arquivo e em seguida percebo que o arquivo é importante, vou até a lixeira e pego o arquivo novamente. Em determinadas situações isso pode não funcionar corretamente, pois a lixeira possui uma capacidade pre-configurada e nem tudo o que é excluído para a mesma pode ser pego de volta. Neste caso, seria como se eu jogasse um objeto no lixo e quando o fosse buscar, o lixo já tivesse sido recolhido pelo serviço de coleta. Veja alguns detalhes abaixo sobre como funciona a lixeira do Windows.

Para saber Mais:
A Lixeira do Windows é um recurso que permite que uma área do disco (normalmente 10%) seja reservada para guardar arquivos que são deletados. Porém, quando os arquivos excluídos excede a capacidade de armazenamento da lixeira, o sistema operacional que gerencia a lixeira começa a descartar os arquivos mais velhos para poder armazenar os arquivos mais novos.

Nota:

Em nosso histórico de problemas consta um número muito grande de casos em que os arquivos desapareceram repentinamente em situações em que o usuário não necessariamente deletou as informações. As causas mais comuns desse tipo de desaparecimento de arquivos são:

  • Exclusão por engano
  • Exclusão por outros usuários do computador
  • Exclusão por outros usuários da rede que tem acesso ao computador onde os arquivos sumiram
  • Remoção dos arquivos para outros diretórios acidentalmente
  • Ataque de Vírus
  • Invasão de hackers
  • Corrupção do sistema de partição

Veja também: