Recuperar Arquivos – deletados da Lixeira

img-1

Pior que deletar arquivos por engano é esvaziar a lixeira quando a mesma ainda possui arquivos importantes que poderiam ser recuperados.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira ?

Assim que um arquivo é excluído para a lixeira, na verdade é como se o mesmo fosse movido para um arquivo morto com capacidade pre-determinada pelo Sistema Operacional. Normalmente o espaço reservado para a lixeira é de 10% da capacidade de armazenamento da partição. Se o arquivo morto (lixeira) se encher e não tiver mais espaço, os arquivos que foram colocados nele a mais tempo serão descartados para dar lugar aos arquivos mais novos. Nesse momento, quando os arquivos mais velhos são liberados da lixeira, o Windows retira o endereçamento deles das tabelas de partição (FAT ou NTFS).

Desta forma a área onde estes arquivos estavam armazenados fica disponível para uso. Ou seja, não existe mais qualquer tipo de proteção para eles. Enquanto a área em que os arquivos estavam não for sobreposta ou gravada por outra informação ainda será possível recuperar os arquivos. Mas se qualquer outra informação sobrescrever os setores do disco onde estava o arquivo, a recuperação do mesmo será impossível. O simples fato de ligar o computador e baixar e-mails ou ver qualquer página da web gera gravação de dados no disco. Estes dados poderão ser gravados exatamente sobre os arquivos que foram apagados. Se isso acontecer… esqueça…

Existem na web diversos programas que prometem recuperar arquivos deletados da lixeira, porém, tentar realizar este processo sem qualquer conhecimento pode piorar o problema. Se você perdeu dados e os mesmos são muito importantes, tenha em mente que ao tentar recuperar os arquivos você pode piorar a situação. Pois se você não conseguir recuperá-los, talvez uma empresa especializada consiga. Ao realizar este procedimento, veja abaixo algumas recomendações sobre perda de arquivos.

Veja também: