Recuperar Arquivos – Banco de Dados

img-1

A principal função de um Bancos de Dados é permitir o armazenamento, organização e a busca da informação armazenada no menor tempo com a maior precisão. Bancos de dados podem conter desde uma simples lista de telefones e contatos em um celular com poucos kbytes à milhões de clientes de uma companhia telefônica com todos os históricos de ligações e faturas dos últimos anos ocupando terabytes de espaço em disco. Apesar de todos os avanços tecnológicos para elevar a segurança e performance dos bancos de dados, em algumas situações um banco de dados pode ser danificado impedindo o acesso completo ou parcial às informações.

O ambiente onde são armazenados bancos de dados são soluções projetados para proporcionar o máximo em segurança e confiabilidade das informações. Quanto maior for a importância dos dados, maior serão os investimentos para garantir a confiabilidade e segurança. Porém, em situações adversas um banco de dados pode sofrer algum tipo de problema e parar de funcionar.

Normalmente o que ocasiona a interrupção de um banco de dados em operação são falhas humanas ou falhas de hardware. Exemplo:

  • Problemas em dispositivos de armazenamento (Discos Rígidos, Sistemas Raid, Fitas, mídias ópticas e outros);
  • Problemas em componentes de computadores por onde trafega a informação (Memória RAM, Bus, controladoras Raid, cabos e outros);
  • Máquinas ou Servidores que reiniciam com o banco de dados em funcionamento, fazendo com que as informações que foram alteradas na memória não possam ser gravadas em disco;
  • Exclusão ou perda de Logs do banco de dados;
  • Recuperação de dados em situações onde o banco é recuperado parcialmente ou com algum tipo de corrupção interna. Ex.: Um HD com bad blocks onde um banco de dados foi recuperado, porém os bad blocks estavam exatamente onde o banco foi armazenado. Dessa forma o arquivo é recuperado, porém o gerenciador do banco ao fazer a verificação do arquivo percebe que ele tem algum tipo de informação inconsistente e aborta o processo.

Nota:
Um banco de dados remoto de serviços públicos ou privados podem sofrer paradas programadas para manutenção (seja no banco ou no hardware onde o banco está armazenado). Este caso não constitui uma corrupção do banco, mas sim um processo de manutenção preventiva programada exatamente para evitar problemas e a parada repentina do banco.

Recovery Engeeniaring:
A Digital Recovery possui em seu corpo técnico DBAs (Data Base Administrator), engenheiros de software, especialistas em sistemas de partição (baixo nível), técnicos em hardware e experiência de mais de 10 anos na área de recovery, proporcionando um ambiente ideal para a criação de soluções para situações adversas em bancos de dados. Mesmo que um problema específico nunca tenha ocorrido, temos recursos, experiência e pessoal capacitado para tentar criar qualquer solução possível.

Os bancos de dados mais utilizados no mercado são:

  • Oracle Sun Microsystems – Arquivos Dat
  • MS SQL Microsoft – Arquivos MDF, LDF, NDF e BAK
  • MySQL Arquivos MYD, MYI, ibdata1….
  • Firebird / Interbase Arquivos FDB, FBK, GDB
  • Paradox Arquivos DB
  • Sybase Arquivos DAT
  • Fox Pro Arquivos DBF

Veja também: