Como Recuperar um Arquivo corrompido

img-1

Arquivos de dados corrompidos são arquivos que, por algum motivo, sofreram corrupção em sua estrutura interna e deixaram de funcionar ou passaram a funcionar parcialmente.
Os tipos de arquivos mais comuns que sofrem corrupção de dados são:

Arquivos do Microsoft Office

  • Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint, Microsoft Access

Arquivos de Banco de Dados

  • Microsoft SQL, MySQL, Oracle, Sybase, .DBF, .DB, Interbase, Paradox

Arquivos de Backup e Compactadores

  • Zip, RAR, PKUnzip, Microsoft Backup

Arquivos de Emails

  • Outlook Express, Lotus Notes, Microsoft Outlook, Microsoft Exchange

Problemas Apresentados:

  • Corrupção de Dados (Parcial ou Total)
  • Impossibilidade de Acesso aos Dados (Parcial ou Total)

Recovery Engineering:

Através de acesso de baixo nível é possível acessar o arquivo e determinar o nível da corrupção dos dados. Uma vez determinado o nível da corrupção é possível traçar um plano para tentar reconstruir o arquivo. Temos um bom índice para reconstrução de arquivos corrompidos. Porém o índice de sucesso fica diretamente ligado ao nível de corrupção dos dados. Em alguns casos somente é possível reconstruir o arquivo parcialmente.

Observações:
A maioria dos casos de corrupção de dados em arquivos se deve ao fato do arquivo estar em uso no momento em que ocorre algum tipo de problema no funcionamento do dispositivo de armazenamento em que o mesmo está gravado. Desta forma as alterações realizadas na memória não podem ser gravadas no dispositivo ou são gravadas incorretamente. Também podem ocorrer corrupção de arquivos quando um arquivo é copiado de um dispositivo para outro e por algum motivo os dados não são gravados corretamente.

Existe outra ocorrência muito comum que a tentativa frustrada de recuperação de dados em dispositivos formatados. Ou seja, um disco é formatado e gravado novas informações. Posteriormente alguém descobre que precisa dos dados que estavam armazenados antes da formação. Daí faz-se a tentativa de recuperar os arquivos que estavam no disco anteriormente. Em muitos casos os arquivos podem ser recuperados corrompidos. Porém neste caso, não se trata de uma ocorrência de corrupção de arquivos, mas sim de uma sobreposição de dados. Sobre isso veja o tópico Arquivos de HDs Formatados.

Recomendações:
Antes de realizar qualquer tipo de reparação no arquivo faça 2 cópias de Backup em dispositivos diferentes.

Veja também: