Recuperação de dados – Pen Drive

img-1

Como recuperar arquivo deletado pen drive?
A recuperação de arquivos no pen drive pode ter 100% de sucesso se o mesmo não tiver sido utilizado novamente, ou manipulado por outras pessoas ou empresas. Além da recuperação de dados pen drive também recuperamos cartões de memória.

Pen Drives são dispositivos eletrônicos de armazenamento de dados portáteis. Estes dispositivos utilizam memória flash e são muito úteis, pois podem ser facilmente transportados até mesmo em um chaveiro. O padrão de comunicação utilizado atualmente é USB (Universal Serial Bus).

Problemas Apresentados:

Apesar de um Pen Drive ser apenas uma placa com circuitos eletrônicos, não contendo partes mecânicas como em um disco rígido, também é comum a perda dados. Os problemas mais comuns são:

Problemas Lógicos:

  • Exclusão de dados
  • Corrupção de informações
  • Formatação
  • Sobrescrição de informações

Problemas Físicos:

  • Queima de circuitos eletrônicos
  • Quebra dos dispositivos de conexão
  • Quebra de Circuitos eletrônicos
  • Problemas de Firmware

Nota:
Pen Drives Falsificados – Em meados de 2008, começaram a aparecer pen drives falsos no mercado. Normalmente estes pen drives são vendidos em camelôs ou ambulantes de forma que o comprador não tenha como reclamar sobre o produto. A falsificação funciona da seguinte forma: O pen drive, embora tenha uma embalagem bonita e “confiável” não possui a quantidade de GB que é impressa na carcaça do produto. Ao colocar o dispositivo no computador, o mesmo reconhece o tamanho informado e até “permite” a gravação de dados, porém, dentro do pen drive existe uma memória muito menor que a informada no produto. Ou seja, se o pen drive for de 32 GB, dentro dele pode ter uma memória real de somente 2 GB. Ao utilizar o pen drive, o sistema operacional permite a gravação dos 32 GB, porém somente poderão serem lidos os 2 primeiros Gigabyte de dados. Os demais gigabytes “gravados” não poderão serem lidos. Como isso é possível uma vez que o Sistema Operacional reconhece o tamanho descrito no dispositivo? Estes pen drive possui um tipo de falsificação sofisticada. O firmware destes dispositivos (sistema que gerencia o pen drive) é alterado e gravado nele o tamanho de 32 GB. Quando o dispositivo é conectado a um computador, o sistema operacional acessa o firmware do pen drive e verifica que lá possui a informação que a memória do pen drive é de 32 GB. Porém o sistema operacional não checa se o tamanho real da memória é de 32 GB, pois esta é uma função do firmware. Deste caso, o mesmo foi programado para enganar o sistema operacional e o usuário, facilitando a aplicação do golpe. Ao ver um pen drive de tamanho grande, por um preço pequeno, desconfie. Para certificar se o pen drive não é falso, basta gravar a quantidade total de dados que ele permite e em seguida copiar as informações para outro dispositivo. Se der problema durante a cópia, é muito provável que o pen drive seja falso. Se os dados forem copiados totalmente, confira as informações para certificar que elas estão funcionando. No caso de dados que não foram gravados, é impossível a sua recuperação.

Recovery Engineering:

As tecnologias utilizadas para solucionar casos de perda de dados em Pen Drive estão associadas ao conhecimento avançado de eletrônica, domínio das tecnologias de acesso aos dados em memórias flash e programação de sistemas binários.

Recomendações gerais:

Veja o tópico:

Recomendações Específicas:

  • Se você tem dados importantes que precisam ser recuperados, segue abaixo algumas recomendações que poderão ser decisivas no sucesso da recuperação:
  • Se você não tem conhecimento na área de eletrônica não abra ou tente consertar o Pen Drive.
  • Um Pen Drive possui inúmeros circuitos, o fato de retirar e ressoldar componentes aleatórios na placa pode acabar provocando a queima ou quebra de circuitos que não estavam estragados. Isso pode dificultar ou até impossibilitar a recuperação dos dados.
  • Se houve alguma exclusão de dados, não continue utilizando o pen drive, pois isso poderá sobrescrever as áreas onde os arquivos estavam armazenados, impossibilitando sua recuperação.
  • Chame o seu suporte técnico para realizar uma avaliação e certificar que o problema é realmente perda de dados.
  • Antes de enviar a sua mídia para uma empresa especializada, verifique os seus backups e certifique-se que realmente irá precisar recuperar as informações. Faça uma lista das informações mais importantes em ordem de prioridade e envie junto com a mídia.
  • Envie o dispositivo para uma empresa especializada em recuperação de dados de sua confiança.

Veja Também: