Recuperar Dados – Casos de Inundação

Water Case

Os problemas mais comuns de perdas de dados, causados por água e outros líquidos são:

  • Enchentes e casos de inundação
  • Acidentes que provocam submersão
  • Catástrofes naturais

O que acontece quando um disco rígido fica submerso em água?

Todo disco rígido é hermeticamente fechado. Isso significa que qualquer impureza contida no ar não entrará no interior do disco rígido, pois isso poderia danificá-lo quase que instantaneamente. Porém os mesmos não são fabricados para serem resistentes a entrada de água. Todo disco rígido possui filtros de ar para fazer a calibragem da pressão interna com a pressão externa. Isso faz com que um disco rígido possa funcionar normalmente nas mais diversas variações de altitude. Este filtro é muito eficiente para fazer a entrada e saída mínima de ar para a calibragem da pressão, porém não é completamente eficiente em casos do disco ser submerso. Uma vez submerso haverá pressão para entrada da água. Dentro de poucos minutos isso fará com que os materiais (cola, borracha, etiquetas, encaixes perfeitos, filtros HEPA) utilizados para impedir a entrada de ar, percam as suas propriedades originais e a água entre no interior do disco rígido.

É possível recuperar dados em Hds que sofreram inundações ou foram submersos?

Sim. Mesmo em casos de perda de dados ocasionadas por água, ainda é possível recuperar os dados de um disco rígido. Através de técnicas e materiais especialmente projetados para lavar os pratos de um HD, torna- se possível recuperar os dados em grande parte dos casos.

O que fazer em casos de discos rígidos que sofreram inundação ou foram submersos em água ou outros líquidos?

Alguns procedimentos são muito importantes ao lidar com mídias que foram submersas e ainda precisam de serviços de recuperação de dados. Veja alguns tópicos:

  • Evite realizar procedimentos para secar o disco rígido: Envie a mídia para uma empresa especializada o quanto antes. Embora a água tenha entrado no HD, ela não irá sair sem que o mesmo seja aberto e submetido à procedimentos corretos para manipulação e limpeza dos componentes internos.
  • Evite ligar o disco rígido: Mesmo que o disco esteja completamente seco por fora, é ledo engano acreditar que o mesmo está seco internamente. A água contém sais minerais e impurezas que ao entraram em contato com os componentes internos do disco, irão danificá-los. Os pratos do HD possuem uma camada resistente a água e sais minerais, porém esta camada não é resistente a atritos. Ao ligar o HD, sem antes realizar uma minucioso trabalho para a remoção dos sais minerais e impurezas contidas na água, além do disco não funcionar, serão gerados atritos entre as cabeças de leitura e os pratos do HD. As partículas de sais minerais e impurezas presentes na água poderão produzir estragos suficientes para arranhar os pratos e impedir a recuperação dos dados.
  • Envie o disco o mais rápido possível para uma empresa especializada em recuperação de dados: Certifique-se antes do envio que a empresa atua em casos de inundações e problemas de perda de dados provocados por água. Empresas que não dominam a tecnologia de limpeza de discos rígidos, não poderão fazer muito por estes casos.

Como preparar uma embalagem para enviar discos rígidos em casos de inundações

Ao preparar a embalagem para envio de um disco rígido que sofreu qualquer tipo de inundação, envolva o disco em um pano ou esponja levemente umidecida para retardar o processo de secagem. Embora a maior parte dos materiais utilizados em um disco rígido internamente seja o alumínio ou derivados de plástico, o estado físico dos pratos (local onde estão armazenadas as informações) poderá sofrer pequenas reações ocasionadas pelos sais minerais e impurezas contidas na água. Se estes secarem sobre os pratos, poderão provocar danos, dificultando ou impedindo a leitura dos dados.

Veja Também: