Casos de Incêndio

Fire Case

Um disco rígido é um equipamento muito frágil, e não foi desenvolvido para ser resistente ao fogo. Os discos normalmente estão localizados dentro de um computador, um case ou notebook. Antes do disco ser atingido diretamente pelo fogo, estes materiais que envolvem os mesmos de certa forma poderão atuar como uma proteção. Porém dependendo do tempo de exposição, temperatura e intensidade do fogo nada adiantará. O disco é envolvido por uma carcaça (na sua maioria de alumínio). O alumínio atende vários quesitos da indústria de discos rígidos, porém não é a melhor opção quando se trata de resistência a altas temperaturas.

É possível recuperar dados em Hds que sofreram ação direta de fogo ou altas temperaturas?

Sim. Já atuamos em alguns casos em que a parte externa dos discos foram destruídas, mas os pratos estavam em bom estado. Isso foi o suficiente para permitir a recuperação dos dados. Porém se os pratos forem expostos de tal forma que a superfície dos mesmos sofra alterações físicas (dilatação ou deformação) as informações que são armazenadas de forma magnética serão destruídas.

Recomendações:

Se você tem dados importantes que precisam ser recuperados, segue abaixo algumas recomendações que poderão ser decisivas no sucesso da recuperação dos dados:

  • Retire a mídia (disco rígido) do computador, case ou storage cuidadosamente. Se estiver complicada a retirada dos discos envie todo o equipamento que sofreu o dano.
  • Não deixe que nenhuma pessoa sem especialização nesta área abra o seu disco rígido, pois sem experiência adequada poderá piorar o problema.
  • Tente levantar cuidadosamente qual era o fabricante, marca e modelo dos discos que foram atingidos.
  • Faça uma lista de todos os dados que precisam ser recuperados.
  • Envie a sua mídia para uma empresa especializada em recuperação de dados de sua confiança. Certifique-se antes do envio que a empresa atua em casos de incêndios e problemas de perda de dados provocados por altas temperaturas. Empresas que não dominam esta tecnologia não poderão fazer muito por estes casos.

Veja também: